Espaço Cultural Fazenda Santa Iracema

Da redação 16/05/2011, às 11:02:12

Ver álbum de Fotos

 
Quando assumiu a direção da Fazenda Santa Iracema em Guaraçaí-SP, Jorge Nakaguma lançou o seu “projeto integrado”; Hoje após 10 anos, a primeira fase está concluída e teve como foco a preocupação ambiental, a proteção e recuperação do solo degradado, com terraços em curva de nível, bacias de captação, correção do ph, recomposição da camada de matéria orgânica e a readequação de melhor manejo, através de piqueteamento, corredores de movimentação e água encanada nas praças de alimentação dos 7 módulos para pastejo rotacionado.

Compromisso Social


 No início deste ano, lançou um projeto com preocupação social, a instalçao de um espaço cultural que hoje recebe caravanas de visitantes das várias cidades da região.
 Além de um museu que abriga centenas de peças trazidas de vários países, muitas delas com mais de um século de existência.


 O espaço conta com documentos e fotografias de nossa região, que resgatam a história de nossos pioneiros e imigrantes. Está em processo de instalação uma pequena biblioteca, principalmente com livros de autores regionais, como por exemplo, a obra completa de Cora Coralina.


 Obras de artesanato em ferro, madeira e argila confeccionados por Nakaguma e seu funcionário Reginaldo Deodoro também estão em exposição.


 Com menos de um ano de instalação, o galpão com mais de 200metros quadrados, construído na década de 50, totalmente com madeiras desdobradas manualmente com auxílio da serra portuguesa, ficou pequeno.


 Inúmeras peças como móveis construídos a partir de raízes e troncos em decomposição infelizmente não tiveram espaço para serem  expostos.